Acervo Governo de São Paulo |
A leitora Tilma Castrillón de Macêdo nos mandou de São Paulo, imagens do centro cultural casa das Rosas. Para quem ainda não conhece, é uma mansão da época dos barões do café, localizada na Avenida Paulista, concluída pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo em 1935. Seus herdeiros viveram lá até 1980, quando a glamorosa Paulista era um retrato da crise generalizada e do pessimismo camuflado que tomavam o mundo. Foi salva da demolição em 1991, transformada em centro cultural, e hoje divide seu lote original com um edifício comercial, na parte que dá para a Alameda Santos.
Publish News |
Além do magnífico acervo que é o próprio prédio, hoje uma jóia cercada por deprimentes e patológicos caixotes de vidro, oferece também cursos públicos e palestras livres. A Casa das Rosas fica na Avenida Paulista, Bela Vista, nº 37 e tem entrada gratuita; quer dizer, manutenção e ingresso pagos previamente pelos impostos, então ela é sua também.
Anos 1980. Acervo Vovó Neuza |
Sem mais delongas, as photos bucólicas e enternecedoras que a Tilma nos enviou.
Photo de época |
Apresentando o pé da Tilma :-) |
Ela foi tomar café com a amiga e colega Najla Citrângulo, após uma palestra de Vigilância sanitária, em sua viagem a trabalho.
Notem que até o sanitário oferece um requinte sóbrio e reconfortante, com decoração compatível com a época da construção.
Sobre o centro cultural Casa das rosas, clicar aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Vídeo de Eric M. Guimarães:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir